3 KPI’s fundamentais na Logística Inbound

Entenda neste post o que são KPI’s e quais são os 3 fundamentais para a logística.

3 KPI’s fundamentais na Logística Inbound

Entenda como reduzir seus custos e otimizar sua operação

Com a revolução dos processos de qualidade vinda do Japão nos anos 50 nasceu o conceito dos KPI’s.

Ela foi Liderada por Edwards Deming, considerado pai da qualidade no Japão, além de outros envolvidos.

Kpi’s tinham e tem até hoje o objetivo de medir o crescimento de uma organização.

Desde sua criação, os conceitos relacionados a estes indicadores e a qualidade que eles monitoram vem sendo aprimorados por diversas empresas de diferentes segmentos, entre eles, a logística.

Mas Alan, afinal o que é um KPI e para que serve?

Definição de KPI’s

Vamos lá, um KPI (Key Performance Indicator), na tradução livre quer dizer “Indicador chave de performance”.

Kpi’s são métricas específicas que você pode e deve medir para monitorar o desempenho de projetos.

Monitorando assim os objetivos estratégicos e resultados importantes de alguma área da sua empresa.

Todos estes devem estar relacionados ao crescimento global da organização.

O objetivo é monitorar o que é necessário para o sucesso da empresa e tomar decisões com base nos dados coletados.

Por exemplo, se sua empresa depende da recepção de produtos em um determinado local, com um KPI você consegue identificar se a chegada de veículos com os produtos prioritários para sua produção está baixa.

Possibilitando averiguar qual é o problema que impede os veículos de chegarem e tomar providências para melhorar o fluxo.

Por isso a importância de se medir os indicadores certos e usá-los de maneira correta.

Como o post é relacionado aos KPI’s da logística inbound, deixarei em seguida:

3 dos KPI’s considerados mais importantes segundo especialistas da área!

KPI 1 – Pedidos recebidos completos e dentro do prazo

Para quem trabalha na área de recepção de veículos de produto sabe o quanto a chegada de matéria prima e produtos é importante para o bom funcionamento de uma planta.

Logo, monitorar quantas entregas estão sendo feitas no prazo é fundamental.

Com estes dados você consegue identificar se a transportadora e fornecedores contratados são realmente os parceiros certos para a sua produção.

KPI 2 – Tempo médio de descarga

Este KPI mede o tempo que os veículos levam para realizar o ciclo de descarga do produto na sua unidade.

Incluindo o tempo de espera para descarregar.

Com ele é possível identificar se existe algum gargalo que está consumindo mais tempo de um veículo no local.

Por exemplo, uma doca que normalmente faria o carregamento em 10 minutos está fazendo em 30,

Isto obviamente é sinal de que algo não está certo naquele local.

Este KPI também ajuda no planejamento de fechamento de docas quando necessário e janelas de recebimento de fornecedores.

KPI 3 – Tempo médio de permanência do veículo

Este KPI contempla o anterior, porém, ele abrange todo o processo relacionado a um veículo que chegou na unidade.

Ou seja, desde a conferência da documentação na portaria, até o momento da saída.

Controlar este KPI pode ajudar a reduzir filas, consequentemente reduzindo o custo com estadia.

E assim como o anterior, identificar gargalos na recepção e expedição de veículos.

Extraindo as informações dos KPI’s

3 KPI's fundamentais na Logística Inbound

Por fim, você pode estar se perguntando, como é feita a medição de KPI’s como apresentados anteriormente nos dias de hoje?

Bom, muitas empresas ainda utilizam planilhas no Excel para monitorar a chegada dos veículos e permanência dos mesmos dentro de uma planta, mesmo não sendo esta a melhor forma.

Outras, nem sequer fazem este tipo de controle.

Já as grandes empresas utilizam softwares mais sofisticados que facilitam e automatizam a coleta destas informações.

Então se a sua empresa não faz estas medições, e ao ler este artigo você viu tal necessidade, apresente um projeto ao seu gestor de logística ou seus superiores, procure ferramentas e softwares que possam lhe ajudar neste processo.

Muitas vezes um investimento neste tipo de sistema pode trazer um alto retorno financeiro e otimização da sua operação.

Gostou do conteúdo? Entenda também o que é Lead Time e como medir nesse link!

Alan Vinícius Secundo

Evangelista e colaborador na área de inovação da Accellog Global Technology;

Curioso por natureza e apaixonado por entender como o mundo funciona;

Atualmente estudante de Engenharia de Software e pesquisador na área de Computação Cognitiva e Gestão do conhecimento.

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