http://www.desafiosdalogistica.com.br/agendamento-de-carga/

Agendamento de Carga: uma ferramenta para organizar a operação

O que é um agendamento de carga?

Basicamente o agendamento de carga garante às empresas a qualidade dos processos logísticos, otimiza o fluxo de mercadorias e automatiza o processamento de solicitações de logística.

Ou seja, a ferramenta de roteamento e programação auxilia no processo e inclui interfaces apropriadas.

Como funciona o agendamento de carga?

Em primeiro lugar, o controle durante o carregamento, e novamente durante o descarregamento sob a planta permite verificações de entrada e saída dos veículos de  forma eficiente para a conclusão do pedido.

Como resultado, manter a organização dos agendamentos com relação a disponibilidade das docas evitando filas de caminhões na entrada da planta.

Em outras palavras, o processo de agendamentos evita as multas de estadias, estipuladas segundo a Lei (13.103/15 e perda dos produtos durante a espera de descarga.

Como manter o controle de horários no agendamento de carga do início ou fim?

Uma das grandes responsabilidades de um gestor de logística ou de transporte é operacional os processos logísticos da empresa, como:

  • Operações de Depósito;
  • Armazém e Distribuição;
  • Sistema de Logística;
  • Gestão de Rotas;
  • Inteligência de Transporte;
  • Manutenção de Rastreamento;

E certamente, cada gestor segue um processo para seguir, implementar e gerenciar.

Portanto, como estamos lidando com logística, é preciso otimizar operações, integrar transportadoras, fornecedores e clientes em um só lugar.

Ferramenta para o agendamento

O Carga Pontual é uma solução madura e de grande eficiência para toda a cadeia de suprimentos, logística integrada e operações de inbound e outbound.

Além disso, seu principal objetivo é organizar o fluxo de veículos através do agendamento prévio de horário, evitando filas e a concentração dos mesmos no pátio ou planta das empresas, cooperativas, portos e outras entidades do segmento que contam com operações logísticas em suas atividades diárias.

Agendamento de Carga: uma ferramenta para organizar a operação

 

Segundo Leslie da Silva Fonseca, analista administrativo da Bianchini, “uma das melhores características do programa é a Carta de Agendamento, um documento que mostra quando a carga foi encomendada e quando deve chegar à planta, isentando a empresa de problemas com atrasos, caminhões parados na rodovia e multas por parte da Polícia Rodoviária, já que muitos caminhões formavam filas nas pistas”. Para ler a reportagem completa, acesse o link clicando no botão abaixo.

Agendamento de Carga: uma ferramenta para organizar a operação

Conclusão

Em outras palavras, as empresas de sucesso implementam novas tecnologias que os auxiliam a alcançar novos níveis de funcionalidades em diferentes aspectos.

Isto é, essas tecnologias incluem os benefícios que vêm com a utilização de ferramentas de agendamento de carga, como o controle da chegada, a redução de custo com estadia ou veículos parados nas plantas, e para agilizar e até prever a resolução de possíveis problemas.

Agendamento de Carga: uma ferramenta para organizar a operação

 

Hígor Sander

Add comment