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Como a logística pode sanar deficiências e alavancar o agronegócio

Como a logística pode sanar deficiências e alavancar o agronegócio?

É certo que o Brasil possui uma extensão territorial favorável a agricultura.

Conta com uma das maiores áreas agricultáveis do planeta e com recursos naturais que potencializam as suas vantagens para a produção agrícola e animal .

Essa disponibilidade reduz custos e orienta a estrutura produtiva brasileira na organização e ocupação espacial do território.

E, nas últimas duas décadas, a agricultura passou a figurar ainda mais entre os setores econômicos mais estratégicos para a consolidação do programa de estabilização econômica.

É a responsável por uma parte considerável do PIB do país, contribuindo para o controle da inflação, evidenciando, assim, a sua importância para impulsionar o desempenho da economia.

A expansão do agronegócio tem sido marcante na sociedade brasileira.

Caracterizando-se por cadeias produtivas cada vez mais integradas e pelo uso intensivo de capital nos diversos segmentos que o compõe.

Dessa forma, a agricultura, pensada como agronegócio, envolve os processos de produção agropecuária, logística e comercialização, além da agroindústria e dos serviços agroindustriais.

O escoamento da safra brasileira se apresenta como um fator fundamental que afeta o agronegócio, alterando substancialmente a sua comercialização, a formação de preços e a própria competitividade do setor.

Portanto, a logística precisa ser eficiente para garantir o sucesso do agronegócio no Brasil.

Assim, infraestrutura logística deve ter a capacidade de movimentar e armazenar toda a produção agrícola nacional.

E ainda, disponibilizar sistemas para os produtos importados para atender satisfatoriamente à demanda interna.

Cabe ainda destacar que, no caso brasileiro, os custos logísticos constituem um componente relevante dos preços finais dos produtos.

Como a logística pode sanar deficiências e alavancar o agronegócio?

Em função da dispersão espacial da produção, da distribuição do mercado interno e das longas distâncias envolvidas no comércio intra e inter-regional.

Desta forma, a melhoria na oferta de serviços logísticos certamente aumentaria a competitividade dos diversos segmentos econômicos, uma condição necessária para o bom desempenho de qualquer economia.

No entanto, algumas deficiências se fazem presentes no setor e acabam prejudicando o escoamento das safras, estas deficiências são principalmente:

  1. condições precárias das rodovias;
  2. baixa eficiência e falta de capacidade das ferrovias;
  3. desorganização e excesso de burocracia dos portos;

O que acaba por ter como resultado o aumento das filas de caminhões nos principais portos de exportação, longas esperas de navios para a atracação e o não cumprimento dos prazos de entrega ao mercado internacional.

Então, para sanar estes tipos de problemas existem dois meios principais, o primeiro vem por parte do governo e que já prevê grandes melhorias e investimentos.

Que começaram a ocorrer este ano e para o próximo, e através do agendamento de cargas e descargas para evitar filas.

O Governo prevê então concessões para que as obras em estradas e melhoria dos portos e ferrovias.

Então, o “PIL” (Programa de Investimentos em Logística) apresenta projetos de desenvolvimento em que os recursos previstos para investimentos em rodovias seria em torno de R$ 66,1 bilhões que seria para revitalizar e construir cerca de 4.867 quilômetros de estradas.

E quanto aos portos  seria em torno de R$ 37,4 bilhões nos serviços portuários. Um total de R$ 14,8 bilhões deve ser investido em novas autorizações para 57 Terminais de Uso.

E para as  ferrovias o investimento será de R$ 86,4 bilhões. Uma parcela de R$ 12,7 bilhão vai para o projeto da Norte-Sul. Outros R$ 16,4 bilhões estão previstos para concessões já existentes.

Concluindo:

E, por fim, para que as filas sejam sanadas, não havendo perda na produção por tempos de espera, ou atrasos nas entregas propiciando um prejuízo para os produtos do agronegócio, é preciso fazer uso do agendamento de cargas e descargas.

Por meio deste, as empresas logísticas conseguem organizar seus horários e ter controle da sua frota, prevendo o memento de saída e entrada da carga.

Além disso, os portos já contam com sistemas automatizados de agendamento, o que tornou o trabalho menos burocrático e mais eficiente.

Segue um conteúdo que explica melhor sobre como o agendamento de cargas consegue ajudar a otimizar a logística:

Como a tecnologia no agendamento de cargas pode trazer benefícios para as empresas

Hígor Sander

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