o que e cadeia de suprimentos 1000x500 - Cadeia de Suprimentos 2018 - O que é e como funciona

Cadeia de Suprimentos 2018 – O que é e como funciona

Os termos logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos às vezes são usados ​​indistintamente. Alguns dizem que não há diferença entre os dois termos, que a gestão da cadeia de suprimentos é a “nova” logística. Acompanhe agora mesmo como isso funciona de uma vez por todas!

O que é logística?

O objetivo da logística é garantir que o cliente receba o produto desejado no momento certo e local com a qualidade e o preço corretos. Este processo pode ser dividido em duas subcategorias: logística de entrada e logística de saída.

  • A logística de entrada abrange as atividades relacionadas com a obtenção de materiais e, em seguida, manipulação, armazenamento e transporte.
  • A logística de saída abrange as atividades relacionadas à coleta, manutenção e distribuição ao cliente. Outras atividades, como embalar e cumprir ordens, armazenar, gerenciar estoque e manter o equilíbrio entre a oferta e a demanda também contribuem para a logística.

cadeia de suprimentos

Como você pode ver, a função de compra e armazém se comunica com os fornecedores e às vezes chamado de “função de exibição do fornecedor”. O planejamento da produção e a função de controle de estoque são o ponto central deste gráfico. O serviço de atendimento ao cliente e a função de transporte se comunicam com os clientes e às vezes chamados de “funções voltadas para o cliente.

O que é Cadeia de Suprimentos?

O gerenciamento da cadeia de suprimentos, conforme explicado pelos professores da Universidade do Estado de Michigan, Donald Bowersox, David Closs e M. Bixby Cooper, na Supply Chain Logistics Management , envolve a colaboração entre empresas para conectar fornecedores, clientes e outros parceiros como meio de aumentar a eficiência e produzir valor para a consumidor final.

cadeia de suprimentos

São os esforços de várias organizações que trabalham juntas como uma cadeia de suprimentos que ajudam a gerenciar o fluxo de matérias-primas e garantir que o produto acabado forneça valor.

 Os gerentes da cadeia de suprimentos trabalham em várias funções e empresas para garantir que um produto acabado não só chegue ao consumidor final, mas também atende todos os requisitos. A logística é apenas uma pequena parte da rede de rede de suprimentos maior e abrangente.

O que é Gestão de Logística?

A Gestão de Logística lida com o gerenciamento eficiente e efetivo da atividade cotidiana na produção de produtos e serviços finais da empresa, ou seja, é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, por exemplo, fábrica, fornecedores e clientes finais.

cadeia de suprimentos

O que é Logística e Cadeia de Suprimentos?

A Logística geralmente se refere a atividades que ocorrem dentro dos limites de uma única organização e cadeia de suprimentos conhecida mundialmente como Supply Chain Management (SCM) refere-se a redes de empresas que trabalham juntas e coordenam suas ações para entregar um produto ao mercado. Além disso, a logística tradicional foca sua atenção em atividades como aquisição, distribuição, manutenção e gerenciamento de estoque. A cadeia de suprimentos reconhece toda a logística tradicional e também inclui atividades como marketing, desenvolvimento de novos produtos, finanças e atendimento ao cliente.

cadeia de suprimentos

No passado, várias tarefas estavam em diferentes departamentos, mas agora estão sob o mesmo departamento.

Conclusão

Sendo assim, é importante lembrar que, embora os termos não sejam utilizados indistintamente, eles se complementam. Um processo não pode existir sem o outro. Aqui estão algumas das principais diferenças entre os dois termos que irão ajudá-lo a evitar que as linhas entre elas sejam desfocadas.

  • O gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma maneira de vincular os principais processos de negócios dentro e entre as empresas em um modelo de negócios de alto desempenho que impulsiona a vantagem competitiva.
  • Logística refere-se ao movimento, armazenamento e fluxo de bens, serviços e informações dentro e fora da organização.
  • O principal foco da cadeia de suprimentos é a vantagem competitiva, enquanto o foco principal da logística é atender aos requisitos do cliente.
  • A logística é um termo que existe há muito tempo, emergindo de suas raízes militares, enquanto o gerenciamento da cadeia de suprimentos é um termo relativamente novo.
  • A logística é uma atividade dentro da cadeia de suprimentos.

 

Gostou do Conteúdo? Então não perca tempo e saiba mais sobre as técnicas de Kanban: como controlar e calcular o Lead Time dos fluxos de produção ou transportes em uma indústria.

 

 

Augusto Spineli

Add comment