My Post 3 1200x500 - Sistema TMS: O que é e como funciona?

Sistema TMS: O que é e como funciona?

O que é TMS?

Um sistema TMS (Transportation Management Systems) é um subconjunto do gerenciamento da cadeia de suprimentos SCM (Supply Chain Management) que lida com o planejamento, a execução e a otimização dos movimentos físicos de mercadorias. Em termos mais simples, o TMS é uma plataforma logística que permite aos usuários gerenciar e otimizar as operações diárias de suas frotas de transporte de forma integrada.

Geralmente, o sistema é desenvolvido em padrões independentes e assim podem ser utilizados pelo cliente de acordo com a sua necessidade.

TMS

Como Funciona o sistema TMS?

A TMS ganhou força ao longo da última década, uma vez que surgiu como um facilitador do comércio global sem costura e da gestão logística. Permitindo a troca de informações entre silos funcionais; em meio a operações geograficamente distintas; e em várias línguas, moedas e unidades de negócios, tornou-se um software empresarial que está encontrando crescente apelo. Além disso, suas funcionalidades o tornam adequado para organizações que não só têm operações logísticas complexas, mas também aquelas que podem ter necessidades básicas de transporte.

O TMS pode ser oferecido como um módulo ERP (Enterprise Resource Planning) e nos SCM ajuda as organizações a movimentarem o frete de entrada e de saída usando ferramentas como planejamento e otimização de rotas, construção de carga, execução de operações, frete auditoria e pagamento, gerenciamento de pátio, visibilidade de pedidos e gerenciamento de operadoras. Os objetivos finais do uso de um TMS são melhorar a eficiência da remessa, reduzir custos, obter visibilidade da cadeia de fornecimento em tempo real e aprimorar o atendimento ao cliente.

Normalmente, o TMS atende a transportadoras e prestadores de serviços de logística. Fabricantes, distribuidores, organizações de comércio eletrônico, atacadistas, varejistas e empresas de logística terceirizada 3PL (Third Party Logistics Provider) são alguns dos principais usuários do software TMS.

Benefícios do TMS

Um sistema de gerenciamento de transporte totalmente implantado pode beneficiar as organizações das seguintes maneiras:

(1) Sistemas de Gestão de Transporte (TMS) ajudam a melhorar o atendimento ao cliente

Ao implementar um TMS, todos os seus dados e informações de transporte ficam em um só lugar, permitindo a todos os membros de sua organização um acesso mais rápido às ferramentas de cotação, programação e rastreamento. Por exemplo, quando um cliente chama um representante de vendas, realmente alguém da sua empresa, perguntando onde está uma remessa, facilmente uma pesquisa rápida no TMS fornecerá informações de rastreamento em tempo real. Além disso, os modernos sistemas de gerenciamento de transporte podem enviar notificações automatizadas quando um pedido é enviado, fornecendo um link para que os clientes acessem o rastreamento sem precisar entrar em contato com você.

(2) TMS Criar processos de depósito

Um TMS reduz o tempo gasto no gerenciamento de frete e aumenta o tempo gasto em tarefas mais importantes. Além disso, com a visibilidade das remessas de entrada, você pode programar a equipe de recebimento e reduzir o tempo de espera.

Se o seu TMS estiver integrado ao seu sistema ERP, você gasta menos tempo manualmente inserindo dados (e menos tempo corrigindo erros). Além do mais, com integrações, os dados de transporte estão contidos em um repositório central, o que permite uma tomada de decisões mais informada e diminuindo os riscos.

(3) Você quer ser proativo ou reativo?

Se as situações atuais desencadearem uma avaliação das suas necessidades de transporte, você está operando com um projeto reativo. Se você está olhando para o futuro e considerando eventos que não estão em processo de acontecer agora, você está (felizmente) operando proativamente.

Quando a incidência dos problemas e os fatores que os levam e os causam são analisados, processos e procedimentos podem ser postos em prática para impedir que eles aconteçam no futuro. Ao implementar um processo orientado por exceções para acionar alertas para as partes interessadas nos casos de possíveis problemas, o esforço e os custos financeiros da incerteza são drasticamente minimizados.

(4) Visibilidade da cadeia de suprimentos e melhor controle do gerenciamento de estoques

O TMS permite que os usuários acompanhem e monitorem o ciclo de vida de pedidos e remessas em tempo real e obtenham atualizações de status em cada um deles. Isso oferece aos usuários uma previsão precisa do inventário e melhora a visibilidade e a responsabilidade da rede da cadeia de suprimentos.

(5) Inteligência de Transporte

A maioria dos softwares TMS oferece aos usuários informações detalhadas e recursos de geração de relatórios que fornecem uma visibilidade detalhada dos dados e métricas de frete para ajudar a identificar quaisquer desentendimento. Com esses dados, os usuários podem fazer as alterações necessárias para melhorar a entrega de serviços e reduzir custos, além de poder criar relatórios.

Sistemas de gerenciamento de transporte podem existir no local físico ou na nuvem. Embora as organizações geralmente prefiram o TMS na nuvem devido ao uso crescente de dispositivos conectados, uma implantação local tradicional às vezes ainda é preferida por grandes empresas de manufatura e distribuição que podem ter requisitos de segurança mais altos e desejam o controle diário de servidores TMS.

Softwares TMS

Embora o TMS seja frequentemente oferecido como parte de plataformas ERP ou SCM de grandes fornecedores, também há vendedores que fornecem exclusivamente produtos TMS independentes e especializados. Além disso, existem fornecedores de serviços da TMS que fornecem não apenas a tecnologia, mas também serviços aos expedidores para executar suas operações de transporte diárias. Nesse arranjo, no entanto, os remetentes mantêm o controle sobre as principais relações entre transportadoras e clientes. Por exemplo, Oracle e SAP são os principais fornecedores que oferecem software TMS, entre uma ampla gama de outras aplicações corporativas. Outros fornecedores notáveis como: TMC, Accellog, JDA Software, TMS STRADA e Manhattan Associates.

PEÇA UMA DEMOSTRAÇÃO GRÁTIS

Conclusão

Sendo assim, os sistemas de rastreamento e monitoramento de veículos são adotados principalmente pela preocupação com o aumento de roubos de cargas no gerenciamento de risco. Entretanto, a roteirização dinâmica dos veículos enfrenta muitos problemas, pois o nível de detalhamento dos mapas é pequeno e as informações não são atualizadas constantemente. Neste caso, há uma divergência de conceitos de rotas dinâmicas, pois para a empresa avaliada são aqueles que permitem a alteração diária, enquanto os fabricantes atribuem essa característica a aquela que pode ser alterada em tempo real, em função de diversos fatores, tais como: acidentes, cancelamento de pedidos, condições de tráfego e inclusão de pedidos.

Augusto Spineli

Add comment