My Post 2 1200x500 - Sistema WMS: O que é e como utilizar no gerenciamento

Sistema WMS: O que é e como utilizar no gerenciamento

O que é WMS?

Um sistema de gerenciamento de armazém WMS (Warehouse Management System) é um software e processos que permitem às organizações controlar e administrar as operações do armazém a partir do momento em que bens ou materiais entram em um armazém até que se mudem. As operações em um armazém incluem gerenciamento de inventário, processos de seleção e auditoria.

Por exemplo, um WMS pode fornecer visibilidade no inventário de uma organização em qualquer momento e localização, seja em uma instalação ou em trânsito. Também pode gerenciar as operações da cadeia de suprimentos do fabricante ou atacadista para o armazém, depois para um revendedor ou centro de distribuição. Um WMS é frequentemente utilizado ao lado ou integrado com um sistema de gerenciamento de transporte (TMS) ou um sistema de gerenciamento de inventário. Também é importante ressaltar que o sistema WMS para ser mais abrangente pode ser complementado com o Yard Management System (YMS). Além disso, a ferramenta atribui informações da localização dos veículos.

–> Sistema YMS: O que é e como funciona <–

WMS

Exemplos de sistemas de gerenciamento de armazém

Os sistemas de gerenciamento de armazém vêm em uma variedade de tipos e métodos de implementação, e o tipo geralmente depende do tamanho e da natureza da organização. Eles podem ser sistemas autônomos ou módulos em um sistema maior de planejamento de recursos corporativos Enterprise Resource Planning (ERP).

Também podem variar amplamente em complexidade. Algumas pequenas organizações podem usar uma série simples de documentos impressos ou arquivos de planilhas, mas a maioria das organizações maiores – de pequenas e médias empresas (PMEs) a empresas corporativas, usam um software WMS complexo. Algumas configurações WMS foram projetadas especificamente para o tamanho da organização, e muitos fornecedores possuem versões de produtos WMS que podem ser dimensionados em diferentes tamanhos organizacionais. Algumas organizações criam seu próprio WMS a partir do zero, mas é mais comum implementar um WMS de um fornecedor estabelecido.

Sistema WMS1 - Sistema WMS: O que é e como utilizar no gerenciamento

Um WMS também pode ser projetado ou configurado para os requisitos específicos da organização; por exemplo, um fornecedor de comércio eletrônico pode usar um WMS que tenha funções diferentes do que um varejista de tijolos e argamassa. Além disso, um WMS também pode ser projetado ou configurado especificamente para os tipos de produtos que a organização vende; por exemplo, um revendedor de artigos esportivos teria requisitos diferentes do que uma cadeia de supermercados.

Benefícios do sistema WMS

Embora um WMS seja complexo e dispendioso de implementar e executar, as organizações ganham benefícios que podem justificar a complexidade e os custos.

A implementação de um WMS pode ajudar uma organização a reduzir os custos trabalhistas, melhorar a precisão do inventário, melhorar a flexibilidade e capacidade de resposta, diminuir os erros na escolha e envio de mercadorias e melhorar o atendimento ao cliente. Os sistemas modernos de gerenciamento de armazéns operam com dados em tempo real, permitindo à organização gerenciar as informações mais atualizadas sobre atividades como pedidos, remessas, recibos e qualquer movimento de mercadorias.

Características do sistema de gerenciamento de armazém

Muitos recursos são comuns aos produtos WMS, incluindo o seguintes:

(1) Rastreamento de inventário

Proporciona o uso de sistemas avançados de rastreamento, incluindo identificação por radiofrequência (RFID), identificação automática e captura de dados (IACD) e scanners de código de barras para garantir que os bens possam ser encontrados facilmente quando precisam se mover.

(2) Recebendo e put away

Libera o armazenamento de inventário e a recuperação, muitas vezes com tecnologia pick-to-light ou pick-to-voice para ajudar os trabalhadores do armazém a localizar bens.

(3) Escolhendo e embalando produtos

Incluindo picking de zona, picking de onda e seleção de lotes. Os trabalhadores do armazém também podem usar lotes de zoneamento e funções de intercalação de tarefas para orientar as tarefas de pick-and-pack da maneira mais eficiente.

(4) Envio

Facilita que o WMS envie contas de saída antes do veículo sair do pátio, ou seja, gera listas de embalagens e faturas para o embarque e envie notificações antecipadas aos destinatários.

(5) O gerenciamento de mão-de-obra

Ajuda os gerentes de armazém a monitorar o desempenho dos trabalhadores usando indicadores-chave de desempenho (KPIs) que indicam trabalhadores que executam padrões acima ou abaixo.

(6) Design de armazém

Permite às organizações personalizar o fluxo de trabalho e a lógica de seleção para se certificar de que o armazém foi projetado para alocação otimizada de estoque. O WMS estabelece bin slot que maximiza o espaço de armazenamento e explica variâncias no inventário sazonal.

Conclusão

Sendo assim, um sistema WMS é um sistema de gestão de armazéns, que operacionaliza de forma otimizada todas as atividades e seu fluxo de informação dentro do processo de armazenagem. Além disso, essas atividades incluem recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventário, administração de contenedores entre outras, que, agindo de forma integrada, atendem as necessidades logísticas, evitando falhas e maximizando os recursos da empresa.

Augusto Spineli

Add comment