http://www.desafiosdalogistica.com.br/yms-saiba-o-que-e-e-como-funciona/

Sistema YMS: Saiba o que é e como funciona

Sistema YMS (Yard Management System) é um sistema de software de gerenciamento projetado para supervisionar o movimento de caminhões e veículos de fábrica, armazém ou centro de distribuição.

O YMS fornece informações em tempo real sobre a localização dos veículos no pátio e permite que os empregados movam a frota de encenação para docas, isto é, preencher ordens de forma eficiente.

Sistema YMS: Saiba o que é e como funciona

Como funciona a solução YMS?

O YMS é freqüentemente usado em conjunto com sistemas de gerenciamento de armazém, conhecidos pelo nome Warehouse Management System (WMS) e Transportation Management Systems (TMS), portanto, isso ajuda a sincronizar as operações do pátio, modificam as atividades de carga e agilizam a entrada e saída dos caminhões. Dentre o sistema YMS as suas funcionalidades são:

(1) Agenda de Operações

Controle efetivo da portaria, ajudantes e acessos à empresa, eliminando riscos e filas.

(2) Indicação do tipo de veículo mais adequado

Administra o romaneio de embarques para coleta das transportadoras e dos clientes.

(3) Gestão e planejamento de carga e descarga

Visibilidade das operações em toda a cadeia produtiva.

(4)Planejamento do tráfego de veículos

Gestão de pátios e docas.

(5) Otimização no aproveitamento de veículos

Lead Time por filas, grades de horários, lead time prévios e capacidade de docas.

(6) Tomada de decisões mais fácil

Em primeiro lugar, para entender melhor como funciona esse cenário e implementar um sistema de software que integra fornecedores, transportadores, e clientes em um só lugar, irei citar uma ferramenta chamada “Carga Pontual“, como exemplo, é utilizada pela empresa Bianchini S.A., que atua no ramo industrial de extração de óleos vegetais e produção de farelos, a partir do processamento da soja.

Segundo Leslie da Silva Fonseca, analista administrativo da Bianchini, “uma das melhores características do programa é a carta de agendamento, um documento que mostra quando a carga foi encomendada e quando deve chegar à planta, isentando a empresa de problemas com atrasos, caminhões parados na rodovia e multas por parte da Polícia Rodoviária, já que muitos caminhões formavam filas nas pistas”. Para os motoristas, agora é possível automatizar avisos para cada passo necessário de forma visual e amigável. “Já estamos estudando a implementação do Carga Pontual em outras plantas, como a de Canoas, também no Rio Grande do Sul”, complementa Fonseca.

Sistema YMS: Saiba o que é e como funciona

Conclusão

Sendo assim, é importante entender que as aplicações YMS são soluções altamente especializadas que podem ser adquiridas como módulos integrados dentro de um conjunto de aplicativos de execução  da cadeia de suprimentos.

Ou seja, o software YMS, combinado com o lead time de consultas, pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa para as empresas com um alto volume de veículos na planta.

Augusto Spineli

Add comment