Transporte é a indústria mais importante do mundo

“Sob qualquer ponto de vista, Econômico, Político e Militar, o Transporte é, inquestionavelmente, a indústria mais importante do mundo. ”

Congresso dos EUA (BALLOU, 1995)

A expressão apontada pelo Ronald H. Ballou faz sentido para você? Já se questionou como que o transporte logístico realmente funciona na prática, quais os efeitos marcantes dos resultados no sistema industrial?

O objetivo por trás desse conteúdo é apontar de maneira sutil de como o transporte junto da logística está ligado em nosso dia a dia, e quais são os benefícios que isso oferece para todos envolvidos nesta troca.

Transporte: como funciona na prática?

Vamos usar o transporte como indicador da economia: A movimentação dos caminhões nas estradas faz todo o território brasileiro ficar em movimento. Assim, se estiver apresentando resultados em alta, todo mundo está comprando e vendendo certo?

Fornecedores estão abastecendo o seu estoque para seus clientes. Isso faz com que a economia fique em movimento. Já se estiver parado, não é um sinal de situação muito boa, ninguém compra, ninguém vende.

Transporte é a indústria mais importante do mundo

O transporte representa um dos elementos mais importantes do custo logístico na maioria das empresas, que tem o papel fundamental na prestação de serviço ao cliente.

Vamos imaginar um cenário que o transporte está em interação com objetos presentes em nosso dia a dia:

Exemplo 1

Olhe ao seu redor, provavelmente você tem uma cortina em sua janela, se não tiver vamos imaginar que tenha. Essa cortina não é de tecido sintético certo, mas sim algodão, que é matéria prima do meio vegetal, que para cultivar alguém teve que plantar até determinado processo. E logo após do cultivo teve um transportador que levou o algodão para um local onde será feito um processo de transformação, que o algodão vai passar a ser linha, que por fim terá forma de linha de cortina. Essa cortina será transportada até uma loja onde você encontrou e pagou por este produto.

Exemplo 2

Dê uma olhada na sua janela de vidro, esse vidro um dia foi uma espécie de areia mineral que passou por um processo transformação e ganhou a forma a conformação de vidro, fez alguns transportes em seu processo e está em sua janela agora.

Se observarmos tudo que está em nossa volta, fez parte do processo transformação que ganhou a forma e esta como objeto tangível. E que no meio deste processo teve a participação dos transportes entre uma etapa e outra.

Levando em conta todo esse processo

A tecnologia e os meios de software estão participando de todas as etapas, que une uma comunicação de todo o sistema de transporte, com uma solução de menor custo na cadeia logística.

Qual é o valor de um planejamento para uma empresa do setor de transportes e logística, mais precisamente quando o assunto é a eficiência no transporte em si e, indo além, os impactos nas diversas operações, setores e entidades envolvidas?

Para contribuir com empresas que  fazem seu próprio transporte ou são transportadoras, a Strada oferece o TMS Frota, onde é otimizar a produtividade dos motoristas e veículos aumentando a receita e reduzindo o custo das operações.

Transporte é a indústria mais importante do mundo
O TMS Strada 
permite que o administrador ou gerente de logística obtenha informações ágeis, precisas e confiáveis dos recursos e do ambiente da logística de transporte da empresa (transporte propriamente dito, Manutenção, Prevenção, entre outros), possibilitando maior segurança na tomada de decisões geradoras de lucro e retentoras de custo, trazendo muito mais benefícios de uma maneira muito mais eficaz.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre problemas gerados por filas para descarregamento.
Problemas com filas para descarregamento

Hígor Sander

Add comment