My Post 1500x500 - Sistema YMS: Saiba o que é e como funciona

Sistema YMS: Saiba o que é e como funciona

O que é YMS?

O sistema de gerenciamento YMS (Yard Management System) é um sistema de software projetado para supervisionar o movimento de caminhões e veículos de fábrica, armazém ou centro de distribuição. O YMS fornece informações em tempo real sobre a localização dos veículos no pátio e permite que os empregados movam a frota de encenação para docas, isto é, preencher ordens de forma eficiente.

YMS

Como funciona?

O YMS é freqüentemente usado em conjunto com sistemas de gerenciamento de armazém, conhecidos pelo nome Warehouse Management System (WMS) e Transportation Management Systems (TMS), por isso ajudam a sincronizar as operações do pátio, modificam as atividades de carga e agilizam a entrada e saída dos caminhões. Dentre o sistema YMS as suas funcionalidades são:

(1) Agenda de Operações

Controle efetivo da portaria, ajudantes e acessos à empresa, eliminando riscos e filas.

(2) Indicação do tipo de veículo mais adequado

Administra os romaneios de embarques para coleta das transportadoras e dos clientes.

(3) Gestão e planejamento de carga e descarga

Visibilidade das operações em toda a cadeia produtiva.

(4)Planejamento do tráfego de veículos

Gestão de pátios e docas.

(5) Otimização no aproveitamento de veículos

Lead Time por filas, grades de horários, lead time prévios e capacidade de docas.

(6) Tomada de decisões mais fácil

Para entender melhor como funciona esse cenário e implementar um sistema de software que integra fornecedores, transportadores, e clientes em um só lugar, irei citar uma ferramenta chamada “Carga Pontual“, como exemplo, é utilizada pela empresa Bianchini, atua no ramo industrial de extração de óleos vegetais e produção de farelos, a partir do processamento da soja.

Segundo Leslie da Silva Fonseca, analista administrativo da Bianchini, “uma das melhores características do programa é a carta de agendamento, um documento que mostra quando a carga foi encomendada e quando deve chegar à planta, isentando a empresa de problemas com atrasos, caminhões parados na rodovia e multas por parte da Polícia Rodoviária, já que muitos caminhões formavam filas nas pistas”. Para os motoristas, agora é possível automatizar avisos para cada passo necessário de forma visual e amigável. “Já estamos estudando a implementação do Carga Pontual em outras plantas, como a de Canoas, também no Rio Grande do Sul”, complementa Fonseca.

ENTREVISTA COMPLETA AQUI

Conclusão

Sendo assim, é importante entender que as aplicações YMS são soluções altamente especializadas que podem ser adquiridas como módulos integrados dentro de um conjunto de aplicativos de execução  da cadeia de suprimentos. O software YMS, combinado com o lead time de consultas, pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa para as empresas com um alto volume de veículos na planta.

Gostou do artigo? Siga-nos no Facebook ou visite nosso site e veja mais dicas para logística.

ACESSE AQUI NOSSO FACEBOOK

 

 

 

Augusto Spineli

Add comment