Supply Chain

Guararapes otimiza operações logísticas

marketing
Escrito por marketing em 15 de outubro de 2020
Guararapes otimiza operações logísticas
Junte-se a mais de 5000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quem é a Guararapes?

Há mais de 30 anos no mercado de fabricação de painéis de compensados, MDF e papéis, a Guararapes é uma das maiores exportadoras de painéis da América Latina.

A empresa opera com três unidades fabris, a de MDF localizada em Caçador/SC, e as 2 unidades de Compensados em Palmas/PR e Santa Cecília/SC.

Hoje a Guararapes exporta para mais de 50 países, atendendo os mais exigentes mercados e tem certificados como o FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal).

Este selo destaca o compromisso da empresa com o desenvolvimento responsável e ambientalmente correto.

A unidade de Caçador -SC, é responsável pela movimentação de toretes de madeira, que são a matéria prima das placas de MDF que é utilizado pela indústria moveleira.

Durante o processo de recebimento de cargas, cerca de 200 veículos por dia abastecem a unidade com matéria prima.

Na parte de expedição para os clientes são cerca de 60 caminhões por dia carregados com placas de MDF.

Qual era o desafio?

O desafio da Guararapes era gerenciar os grandes volumes das operações para carga e descarga.

Devido a ausência de gerenciamento logístico efetivo empresa ficava refém do ritmo dos parceiros, que concentravam as entregas em períodos específicos do dia.

Com isso, a equipe responsável pela embarque e desembarque de mercadorias e os maquinários e equipamentos ficavam parados durante parte do dia.

Outro problema eram as filas e acúmulos de veículos nos horários de pico, que poderiam gerar sobretaxas nos fretes por conta do tempo em espera.

Como foi resolvido o desafio?

Para otimizar as operações logísticas da unidade de Caçador, a área de TI da Guararapes, liderada por liderada por Jean Carlos Weishaupt, contratou a Accellog Global Technology (então sob o nome Strada Soluções) em janeiro de 2017, para implementar um sistema de software que integrasse fornecedores, transportadores, e clientes em um só lugar.

Com a implementação do sistema Carga Pontual, foi possível controlar o fluxo de caminhões, eliminando filas, reduzindo custos com horas extras pagas aos funcionários que precisavam ficar além do expediente.

De acordo com Jean Carlos, a contratação do Carga Pontual se deu por se tratar de uma solução onde o agendamento da carga e descarga não centralizasse as atividades apenas na área de logística, já que essa atividade deveria ser de responsabilidade de vários setores da empresa e dos parceiros logísticos.

A responsabilidade da Guararapes deveria terminar no controle da capacidade de carga e descarga, a partir desse ponto a responsabilidade do preenchimento das agendas disponíveis seria dos parceiros logísticos.

“Queríamos uma solução que não dependesse de nossa infraestrutura de hardware e legado de softwares de gestão, com rápida implementação, que fosse disponibilizada na nuvem, com pouca dependência da TI e que fosse gerenciada pelos gestores das áreas envolvidas no projeto. O portal deveria ser estendido até nossos parceiros logísticos e poucas soluções no mercado oferecem esses recursos, essa integração entre as áreas administrativas e os parceiros envolvidos no processo logístico”, explica Jean.

“Procuramos referências em algumas grandes empresas que demandam uma forte estrutura logística e chegamos até a solução Carga Pontual. Foi um dos projetos mais rápidos que já liderei e o sucesso é mérito de todos, da Accellog e de nossos usuários que atuam em todas as fases desse controle”, finaliza o executivo.

O Carga Pontual proporciona um ambiente sincronizado e em conformidade com o funcionamento das mais variadas empresas, com status imediato de cada etapa do processo para todos os envolvidos.

Segundo Luciano João Perboni, supervisor de controladoria, “o acompanhamento logístico por meio de planilhas não estava sendo efetivo e o Carga Pontual só trouxe benefícios à empresa, melhorando o fluxo de veículos na unidade, diminuindo as reclamações por parte das transportadoras e caminhoneiros, além de melhorar os processos internos. Já implementado também o Carga Pontual na unidade de Santa Cecília – SC, onde também já temos reflexos positivos”.

A implementação bem-sucedida do Carga Pontual na Guararapes chamou atenção de outras grandes empresas, que foram conferir de perto todas as funcionalidades da solução, tornando a Guararapes uma referência em otimização logística.

Para Vagner Binatti Head of Supply Chain da Accellog Global Technology, o propósito da empresa é acelerar os processos logísticos do mundo.

“O sucesso da implementação do Carga Pontual pela Guararapes em Caçador – que agora expande o uso para uma segunda unidade em Santa Cecília – nos deixa muito orgulhosos e demonstra que a solução traz benefícios não só para o processo logístico, mas também aumenta a competitividade das empresas. Queremos despertar o potencial competitivo da logística adequada em parceria com empresas de todo o país”, comenta Vagner.

Por meio da implementação do Carga Pontual, da Accellog, foi possível reduzir custos e agilizar as atividades na planta Caçador – SC. Outras unidades da empresa também vão ser beneficiadas

conheca-o-carga-pontual

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *