Tecnologia

Logística 4.0 o que é e como impacta sua operação

marketing
Escrito por marketing em 8 de outubro de 2020
Logística 4.0 o que é e como impacta sua operação
Junte-se a mais de 5000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Logística 4.0, você já ouviu um termo semelhante nas suas buscas não é?

Antes de começar a aprofundar na Logística 4.0 é necessário que se entenda um pouco sobre o termo Indústria 4.0.

Neste post eu vou dar só uma passada breve sobre indústria 4.0, então se quiser um overview mais profundo sobre indústria 4.0, segue o link do nosso conteúdo sobre o assunto.

O termo vem sendo cada vez mais utilizado, e o objetivo principal é levar não somente a automação na forma simples, mas sim transformar as fabricas em ambientes automatizado.

Dentro da indústria 4.0, tudo é baseado em tecnologias de ponta, a fim de tornar o processo cada vez mais inteligente e autossuficiente.

Tudo isso a partir de tecnologias de ponta como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IOT) e Computação em Nuvem.

Como a Logística 4.0 entra nisso?

Bom se unir essas tecnologias na cadeia produtiva, teremos uma cadeia de suprimentos muito mais alinhada e eficiente.

Com isso as operações passam a ser mais enxutas, e passam a produzir somente o que é necessário e de acordo com a demanda de produtos comercializados.

A partir do avanço das indústrias e das mehorias nas práticas de armazenagem e distribuição os produtos devem evoluir, e é exatamente neste ponto que entra a Logística 4.0.

Ela entra como uma evolução da logística que conhecemos, necessitando de investimento tecnológico e especialização da mão de obra.

Esta evolução tecnológica na logística traz alguns benefícios, tanto para processos quanto nos resultados.

Vou falar um pouco sobre alguns deles…

Impactos positivos através da logística 4.0

A logística 4.0 é um caminho que não há como evitar para conseguir atender o mercado que esta cada vez mais digital.

Muitas empresa deixam de investir na evoluções das suas operação, mesmo com a realidade da indústria e logística 4.0 cada vez mais em evidencia no mercado.

E claro, com isso irão perdendo competitividade.

Para te ajudar a clarear as ideias e ver o potencial e benefícios da logística 4.0, vou falar sobre os principais impactos positivos que ela trás para a Supply Chain.

1. Melhora da eficiência operacional

Todo empreendedor quer que sua empresa e processos funcione de forma mais eficiente do que seus concorrentes.

E mesmo este sendo um objetivo em comum às empresas, fazer com que ela utilize seus recursos de maneira que gere mais lucros é um desafio muito grande.

Pois disto depende da união e envolvimento de todos os setores que fazem parte do ecossistema produtivo da empresa e suas equipes.

A partir dessas mudanças nos processos os resultados começam a ficar evidentes e a qualidade e eficiência produtiva vai aumentar naturalmente.

2. Sincronização da cadeia de abastecimento

Neste ponto é onde a TI e a automação devem ser utilizadas como ferramentas principais.

A primeira coisa a se fazer é integras todas as fontes de informações ligadas a Supply Chain.

Com isso se tem a partir das informações uma ideia mais exata da necessidade de cada setor envolvido na cadeia produtiva.

Promovendo uma redução no volume de estoque de produtos prontos e insumos, reduzindo o desperdício dos produtos.

Com essa sincronização a empresa começa a ganhar mais produtividade e ainda reduzir custos no processo produtivo.

As melhorias promovidas impactam também a experiência do serviços e produtos oferecidos aos clientes.

As empresas precisam analisar bem essas mudanças pois, as que não se adaptam as demandas do mercado consumidor naturalmente deixam de ser referencia como fornecedores e perdem espaço no mercado.

3. Redução de custos é um dos principais benefícios da logística 4.0

Ao planejar os processos e implementar novas ferramentas e estratégias se torna possível reduzir os custos operacionais do processo produtivo.

Utilizando a tecnologia como aliada, ao tornar os processos mais eficientes e com menos desperdícios uma das primeiras coisa que se notam nos resultados é a redução de custos.

Quando a empresa implanta melhorias na eficiência da operação, principalmente nos processos de automação da cadeia logística, os resultados impactam em processos que vão desde a redução no desperdício de insumos de escritório, até na entrega de produtos ao cliente.

Conclusão

Cada vez mais a Logística 4.0 vai ser necessária para as empresas manterem a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Isto porque como vimos, os benefícios que ela promove através das melhorias causadas pela sua implantação, ajudam na redução dos custos, melhora o acompanhamento das métricas e dados da operação e conseguir insigts para tornar a empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Se quiser saber mais sobre como reduzir custos e garantir a eficiência da sua operação logística acredito que este conteúdo pode ser do seu interesse também.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *