Gestão

Logística além da pressão por tarifas: construindo uma cultura Lean.

Hígor Sander
Escrito por Hígor Sander em 30 de abril de 2020
Logística além da pressão por tarifas: construindo uma cultura Lean.
Junte-se a mais de 5000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

 Logística além da pressão, atualmente, gerentes e diretores de logística não podem mais se dar ao luxo de, perante as condições atuais de mercado.

Apenas visualizar que a famosa pressão para redução de custos nas tarifas dos transportadores seja uma solução viável para todos os problemas enfrentados em uma crise.

Uma visão mais ampla dentro da Logística e da Cadeia de Suprimentos deve compreender as dificuldades e as oportunidades de redução de custos.

Destas, os principais custos estão nas atividades relacionadas a transporte, movimentação, armazenagem e estoque de materiais.

Neste sentido, podemos aprender muito com o universo da Filosofia Lean.

Para esclarecer, o conceito Lean prioriza o fluxo de materiais, a velocidade e o combate ao desperdícios para eliminação de custos.

Ou seja, se eles existem, existem por uma única razão, serem eliminados.

Em outras palavras, essa é uma visão que deve ser incentivada e praticada em todo o universo corporativo, de baixo para cima.

Logística além da pressão

Conscientizando todos os envolvidos no esforço contínuo pela melhoria e disciplina em reduzir desperdícios, viabilizando um serviço de maior qualidade e diferenciado.

Neste sentido, é de grande importância identificar dentro do fluxo de operações, assim como o de informações em todas as etapas dos processos.

Situando certamente possíveis desperdícios e sugerir alternativas, dentro de um plano de ação, para atingir a situação ideal.

O mais interessante é que, consequentemente da mesma forma que grandes empresas podem se beneficiar do Lean.

Portanto, se tratando de uma proposta de mudança da mentalidade e do comportamento sem deixar de lado a satisfação do cliente e a qualidade.

Pequenas e médias empresas também podem se utilizar de modelos que cumpram sua proposta de valor nas mudanças necessárias.

Somando forças com essa proposta de valor, as práticas dentro do Seis Sigma, originalmente desenvolvido pela Motorola, visa melhorar o processo com um olhar atento na eliminação de defeitos, corrigindo inconformidades.

Alguns destes custos derivam da gargalos na etapa de escoamento da produção, e geram custos, estenda um pouco mais sobre evita-los no post abaixo.

http://www.desafiosdalogistica.com.br/como-driblar-gargalos-logisticos-com-o-agendamento-de-cargas/

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *