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Questões fundamentais na coleta e entrega de mercadorias: como obter diferenciais competitivos e lucratividade?

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Escrito por marketing em 11 de novembro de 2019
Questões fundamentais na coleta e entrega de mercadorias: como obter diferenciais competitivos e lucratividade?
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Primeiramente, na coleta e entrega de mercadorias existem algumas questões fundamentais que precisam de uma atenção extra para se obter diferenciais competitivos e lucratividade.

Por conta disto, antecipar-se aos problemas e as diversas situações em que a sua empresa pode ser vítima ou viabilizar diversos benefícios para aumentar ainda mais a competitividade perante todo o mercado de parceiros e fornecedores no universo do Supply Chain.

Em suma, tudo isso significa uma simples questão:

Sua empresa é proativa ou ainda faz parte do quadro e das estatísticas de outras milhares e diversas entidades que sofrem constantemente com ações apenas reativas?

Essa é uma das principais inconformidades encontradas na coleta e entrega e no recebimento e expedição de mercadorias.

Atitudes tomadas em cima da hora ou fatos que resultam em sérios prejuízos ou despesas não previstas para a organização.

E ressaltamos até mesmo os elementos que não estão diretamente sob o controle da empresa:

Como o risco de assaltos e roubos de cargas ou fatores climáticos / tempestades que impossibilitam a progressão da rotina operacional e o transporte de cargas.

Neste sentido, precaver-se e observar algumas questões fundamentais é um fator de extrema importância para empresas que querem reduzir custos.

O esforço operacional, aumentar a segurança e o controle efetivo de todas as atividades e operações que envolvem a logística de transporte.

Principalmente, atividades relacionadas a coleta e entrega, e  recepção e expedição de mercadorias (desde estoque até o PCP).

Confira:

  • Sua estrutura operacional, no armazém, fica sobrecarregada em períodos do dia ou semana, assim como promove a ociosidade em outros períodos?
  • Sofre com frequentes filas de veículos nos diversos espaços da empresa ou arredores, encontrando dificuldade para o controle e organização no atendimento desses profissionais?
  • Torna-se cada vez mais frequente o uso de terceiros, horas extras ou profissionais de outros setores para apoiar as operações de expedição e recepção de mercadorias?
  • A organização tem sofrido com cobrança de taxas extras referentes a diárias, multas ou turnos com ociosidade em filas?
  • Devido às diversas situações que fogem muitas vezes ao controle, encontra problemas com divergência após o recebimento?

    Portanto, não consegue um controle mais efetivo das entradas e saídas tratadas diretamente por funcionários e outros colaboradores?
  • Seu espaço é pequeno, o que compromete o aguardo e a acolhida de caminhões no ambiente interno da empresa?

    E como resultado isso traz riscos perante o transito local ou possibilidade de furtos?

Ou ainda:

  • Não possui um controle proativo de horários e agendamento para organizar todos os passos necessários na recepção ou expedição de mercadorias?

    E isto gera uma grande defasagem em medir o desempenho operacional da carga e descarga?
    
  • Não consegue, a partir deste fato, construir indicadores e viabilizar a melhoria contínua dos processos e operações, ficando refém do tempo e dos custos que a ausência dos mesmos acarretam?
    
  • O processo de rastreabilidade do veículo dentro do pátio da empresa é efetuado?
    
  • É de extrema importância para sua empresa, principalmente o Comercial, e seus clientes saberem e estarem cientes do cumprimento de janelas operacionais e das previsões que favoreçam novos fechamentos.

    Assim como o aumento da confiabilidade e credibilidade nas relações comerciais com parceiros e fornecedores?
    
  • Você tem ciência ou está certo de sua capacidade operacional, evitando gargalos e gastos desnecessários?

    Assim como o controle efetivo do ciclo produtivo, usando todo poder de desenvolvimento e operação, sem deixar de lado os índices de satisfação ao evitar desgastes e uma rotina estressante de seus colaboradores (Consegue ter um controle efetivo de turnover e viabilizar a correta administração mensal do seu quadro operacional)?
    
  • De um modo geral, o tempo dentro do pátio da empresa e nas docas é otimizado, gerando o aproveitamento das áreas e redução de riscos?

Enfim, se em algumas dessas questões você necessita de um controle mais efetivo dos processos e operações, saiba que você pode estar perdendo tempo e dinheiro.

Quer saber mais? Segue o nosso artigo sobre logística de distribuição no link!

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